O Sistema
Apresentação
A avaliação educacional em larga escala no Rio Grande do Sul possui uma trajetória singular. Desde 1995, o estado conta com legislação própria sobre o tema, atribuindo à Secretaria de Educação do estado a coordenação e a execução da avaliação de todos os estabelecimentos da rede estadual de ensino. O objetivo é produzir informações sobre a rede que possam dar suporte a ações destinadas à melhoria do ensino e da aprendizagem.
Na última edição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), participaram as escolas estaduais (urbanas e rurais) e foram avaliados os estudantes do 3º e 6ª anos do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, em língua portuguesa e matemática.
O diagnóstico produzido pelo SAERS pode ser utilizado para planejar ações pedagógicas e de gestão, de modo a subsidiar o enfrentamento das dificuldades identificadas nos testes cognitivos e questionários contextuais, sejam elas relacionadas ao processo ensino-aprendizagem ou a fatores intraescolares associados ao desempenho.
Para atingir seu propósito de oferecer dados sobre a qualidade do ensino ofertado, a avaliação em larga escala é periódica e ocorre ao término do ano letivo, construindo uma linha histórica de resultados que permite observar a sua evolução ao longo do tempo.